No âmbito do Laboratório de Avaliação da Qualidade Educativa (LAQE), estrutura funcional do Centro de Investigação Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro, foi criado, em Março de 2007, o presente blogue onde são colocadas, notícias da imprensa da área da Avaliação Educativa. Esta recolha tem como principal finalidade avaliar o impacte, nos mass media, das questões de avaliação educativas.

Exames nacionais: notas da segunda fase melhores do que em 2006

26.07.2007 - Jornal Público

A média de notas dos exames nacionais do ensino secundário realizados na segunda fase subiu em relação ao ano passado, com positiva em 20 das 36 provas, segundo dados divulgados hoje pelo Ministério da Educação.
Relativamente à segunda fase de 2006, a média das notas melhorou em 17 disciplinas, baixou em dez e manteve-se em duas, não havendo comparação com as restantes sete, cujo exame se realizou pela primeira vez este ano. O exame de Física e Química A, realizado por cerca de 25 mil alunos, foi um dos que mais subiu, com uma melhoria de 2,4 valores, apesar de a média ser ainda negativa (9,2 numa escala de zero a vinte). Já na Matemática a melhoria de notas verificou-se nos três exames realizados, com a média a subir de sete para nove valores no caso da Matemática A, de 5,4 para 8,3 no que diz respeito à Matemática B, e de 7,2 para 9,5 na Matemática Aplicada às Ciências Sociais, a única com positiva. Também no exame de Português B, realizado por cerca de 18 mil alunos, as notas subiram de 9,6 para 10,4 valores. Na segunda fase do ano passado tinha-se já registado uma melhoria global dos resultados relativamente à mesma fase de 2005, com uma subida de notas em 20 provas. Notas inferiores à primeira faseNo entanto, se os resultados dos alunos que realizaram a segunda fase de exames, entre 12 e 17 de Julho, forem comparados com as notas alcançadas na primeira fase deste ano verifica-se, como habitualmente, uma descida. De acordo com essa comparação, as disciplinas com positiva baixaram de 28 para 20, tendo a média de notas descido igualmente na maioria dos casos. Contudo, é habitual a segunda fase apresentar piores resultados, uma vez que esta é também realizada pelos alunos que reprovaram na primeira fase. A classificação no exame vale 30 por cento para a nota final das disciplinas e oscila entre os 35 e os 50 por cento para a nota de candidatura ao ensino superior, sendo que, desde 2005, nenhum estudante pode concorrer com menos de 9,5 valores nas provas de ingresso. Os alunos que completaram todas as provas na segunda fase podem candidatar-se às universidades e institutos politécnicos a partir de sexta-feira e até 3 de Agosto. No total, realizaram a segunda fase 133 mil alunos, dos 199 mil que estavam inscritos.

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