No âmbito do Laboratório de Avaliação da Qualidade Educativa (LAQE), estrutura funcional do Centro de Investigação Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro, foi criado, em Março de 2007, o presente blogue onde são colocadas, notícias da imprensa da área da Avaliação Educativa. Esta recolha tem como principal finalidade avaliar o impacte, nos mass media, das questões de avaliação educativas.

Acesso ao superior: Alunos preferem o papel è Internet

2007-07-10 , Correio da Manhã


A Escola Secundária Eugénio dos Santos, em Lisboa, parecia pequena para acolher as dezenas de estudantes que ontem se inscreveram para a primeira fase das candidaturas ao Ensino Superior.

O Marketing é aposta certa de muitas instituições de ensino, sobretudo das privadas. Distribuíram-se panfletos e DVD de várias faculdades para ajudar os mais indecisos na escolha certeira para um futuro ainda pouco definido. “Viemos só comprar os impressos. Agora vamos levar isto para casa para preencher”, disseram ao CM alguns estudantes.Curiosamente, apesar das candidaturas poderem ser feitas on-line e existir, inclusivamente, um simulador de candidaturas, são muitos ainda os estudantes que preferem entregar tudo em papel. André Bandeiras tem 18 anos e terminou o Liceu na Escola D. Pedro V, em Lisboa: “Candidatei-me on-line. É mais fácil, mas vim à escola fazer companhia a alguns amigos”, diz, entre risos. O jovem, que tem média final de 14 valores, sonha tirar Engenharia Mecânica: “Candidatei-me à Nova, ao Técnico e ao ISLA. Em alguma tenho de entrar!” Já Tânia Lopes, também de 18 anos, terminou o 12.º ano na Escola Secundária Ibn Mucana, em Alcabideche. “Tive de vir entregar tudo em papel porque o meu computador teve uma avaria e eu não sei se através da internet chegaria”, conta a jovem ao CM. Tânia, que tem média final de 15, quer seguir Arqueologia na Universidade Nova ou na Universidade de Coimbra. “Como segunda opção escolhi Sociologia”, remata.Este ano o Ministério da Ciência e Ensino Superior disponibilizou mais duas mil vagas no ensino público do que em 2006. No total, são 48 710 os lugares existentes, distribuídos por 1031 cursos nas universidades e politécnicos. APONTAMENTOSPRAZOSA primeira fase começou ontem para os alunos que fizeram todos os exames na 1.ª fase. Para aqueles que vão fazer a 2.ª chamada na 2.ª fase, o prazo de candidatura decorre entre 27 de Julho e 3 de Agosto.MAIS EXAMESA 2.ª fase dos Exames Nacionais começa dia 12 de Julho, com o exame de Português logo pela manhã e com o de Física e Química A da parte da tarde.

0 comentários: