No âmbito do Laboratório de Avaliação da Qualidade Educativa (LAQE), estrutura funcional do Centro de Investigação Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro, foi criado, em Março de 2007, o presente blogue onde são colocadas, notícias da imprensa da área da Avaliação Educativa. Esta recolha tem como principal finalidade avaliar o impacte, nos mass media, das questões de avaliação educativas.

Catálogo Nacional de Qualificações disponível na internet

2007-07-09, Portal do Governo


Ministério da Educação

Catálogo Nacional de Qualificações está disponível na internet
O Catálogo Nacional de Qualificações está disponível na Internet, no endereço www.catalogo.anq.gov.pt, o que permite um maior acesso ao conhecimento das profissões e competências exigidas para o seu desempenho.
Concebido como um instrumento dinâmico para a gestão estratégica das qualificações nacionais de nível não superior, o Catálogo assume-se como uma ferramenta reguladora da oferta educativa de dupla certificação e promotora da eficácia do financiamento público.
O documento possibilita também estruturar uma formação profissionalizante em função da preparação de técnicos para o exercício de um determinado perfil profissional.
Apresentado oficialmente no dia 18 de Junho, integra, nesta fase inicial, 213 qualificações, repartidas por 40 áreas de educação e formação.
Para cada qualificação, este instrumento apresenta um conjunto de actividades, saberes e saber-fazer considerados necessários para o exercício das actividades, bem como um referencial para a componente de formação de base (escolar) e para a componente de formação tecnológica (profissional), ambas organizadas numa lógica modular.
Esta nova lógica permitirá que haja unidades de formação capitalizáveis, certificáveis automaticamente e, consequentemente, transferíveis entre qualificações.
O Catálogo resulta de um trabalho conjunto da Agência Nacional para a Qualificação, do Instituto de Emprego e Formação Profissional, e de operadores nestes domínios.

0 comentários: