No âmbito do Laboratório de Avaliação da Qualidade Educativa (LAQE), estrutura funcional do Centro de Investigação Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro, foi criado, em Março de 2007, o presente blogue onde são colocadas, notícias da imprensa da área da Avaliação Educativa. Esta recolha tem como principal finalidade avaliar o impacte, nos mass media, das questões de avaliação educativas.

Professores protestam hoje em frente ao ministério

26.09.07, Diário de Notícias

Professores insatisfeitos com os resultados do segundo concurso de colocações cíclicas concentram-se hoje, pelas 10.00, em frente ao Ministério da Educação.A acção de "protesto e exigência" foi convocada pela Federação Nacional dos Professores (Fenprof), que acusa a tutela de ter cometido "graves ilegalidades" nos critérios adoptados para a distribuição de docentes pelas escolas.Em causa está, essencialmente, o facto de terem sido contratados 98 professores para desempenharem funções que, do ponto de vista do sindicato, deveriam ter sido atribuídos a docentes já integrados nos quadros de zona pedagógica (QZP). Uma situação que, segundo a Fenprof, além de "desperdiçar" recursos existentes, deixa sem colocação dezenas de professores do quadro. O Ministério da Educação tem defendido a inexistência de quaisquer irregularidades.Além deste tema, a Fenprof deverá questionar o Ministério da Educação sobre o facto de a Direcção-Geral dos Recursos Humanos da Educação (DGRHE) ainda não ter respondido às reclamações relativas ao primeiro concurso de acesso à categoria de professor titular, apesar de os docentes em causa já terem apresentado os seus recursos instruídos "há mês e meio".Última reunião da avaliaçãoO protesto de hoje coincide com a presença da Fenprof e de outros sindicatos de professores na terceira e última ronda negocial sobre a regulamentação da avaliação do desempenho dos professores.Nas reuniões anteriores, a generalidade dos sindicatos docentes acusou a tutela de não acatar nenhuma das propostas por estes apresentadas, dando a entender que a regulamentação deste capítulo do novo Estatuto da Carreira Docente (ECD) será aprovada unilateralmente pelo Ministério da Educação. O estabelecimento de cotas para as avaliações mais elevadas e a inclusão dos resultados e abandono escolar dos alunos entre os items que vão contar para a nota dos docentes, são os aspectos mais contestados da proposta da tutela

0 comentários: