No âmbito do Laboratório de Avaliação da Qualidade Educativa (LAQE), estrutura funcional do Centro de Investigação Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro, foi criado, em Março de 2007, o presente blogue onde são colocadas, notícias da imprensa da área da Avaliação Educativa. Esta recolha tem como principal finalidade avaliar o impacte, nos mass media, das questões de avaliação educativas.

Desemprego só sobe entre os licenciados

24 Setembro 2007, Jornal de Negócios

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego em Portugal desceu em termos homólogos pelo 18º mês consecutivo em Agosto, embora tenha aumentado face a Julho. Só entre os licenciados é que o número de desempregados continua a aumentar.

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego em Portugal desceu em termos homólogos pelo 18º mês consecutivo em Agosto, embora tenha aumentado face a Julho. Só entre os licenciados é que o número de desempregados continua a aumentar.
De acordo com os dados hoje divulgados pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional, no final do mês de Agosto de 2007, estavam inscritos nos Centros de Emprego do Continente e Regiões Autónomas, 392 038 desempregados, valor que representa 84% de um total de 466 847 pedidos de emprego.
O número de inscritos desceu 10,2% em termos homólogos, embora tenha aumentado registado um aumento de 0,6% face a Julho deste ano.
Os dados do IEFP mostram que é entre os que têm instrução superior que o desemprego mais tem aumentado.
"Todos os níveis de habilitação escolar registavam menos desempregados do que há um ano", exceptuando os que têm ensino superior, revela o IEFP. Com ensino superior, estavam registados nos centros de emprego 41.048 pessoas em Agosto, o que representa um aumento de 1,6% face a Agosto de 2006 e de 7,1% contra Julho deste ano.
Os decréscimos anuais mais significativos verificaram-se no 2º ciclo e 1º ciclo do Ensino Básico (-18,6% e –14%). Verificou-se uma quebra de 5,2% nos inscritos com secundário e uma redução de 4,9% com o 3º ciclo.
Quanto às profissões dos desempregados inscritos nos Centros de Emprego, os dados do Continente, reafirmam a elevada representatividade dos "trabalhadores não qualificados dos serviços e comércio" (49 123), dos "empregados de escritório" (45 021), do "pessoal dos serviços de protecção e segurança" (43 569) e dos "trabalhadores não qualificados das minas, construção civil e indústrias transformadoras" (32 462).
O IEFP salienta ainda que a evolução anual do desemprego por profissão, continua a mostrar, com acréscimos percentuais elevados, os "profissionais de nível intermédio do ensino" (+36,5%), os "especialistas das ciências da vida e profissões da saúde" (+28,8%) e os "profissionais de nível intermédio das ciências da vida e da saúde" (+10,4%).
A diminuição do desemprego, relativamente a Agosto de 2006, verificou-se nos homens e nas mulheres, tendo os homens apresentado uma redução percentual mais elevada, -14,7% contra -7,1% no caso das mulheres. Por grupo etário, tanto os jovens como os adultos diminuíram o número de desempregados, com reduções percentuais homólogas de, respectivamente, -10,2% e -10,3%.
A procura de novo emprego, situação que motivou a inscrição da grande maioria dos desempregados (91%), mostrou um decréscimo de 11,6% face ao mês homólogo de 2006, enquanto a procura de primeiro emprego acusava mais inscrições (+6,8%). A duração do desemprego, medida pelo tempo de permanência em ficheiro, apresenta 58,3% dos desempregados inscritos com uma duração inferior a um ano, enquanto 41,7% estão inscritos há um ano ou mais. Comparativamente a Agosto de 2006, assistiu-se à diminuição do desemprego de curta duração (-8,7%) e de longa duração (-12,4%).

0 comentários: