No âmbito do Laboratório de Avaliação da Qualidade Educativa (LAQE), estrutura funcional do Centro de Investigação Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro, foi criado, em Março de 2007, o presente blogue onde são colocadas, notícias da imprensa da área da Avaliação Educativa. Esta recolha tem como principal finalidade avaliar o impacte, nos mass media, das questões de avaliação educativas.

Bolsas de mérito para o Secundário

3 de Setembro de 2007, Jornal de Notícias

Os alunos do Secundário de agregados familiares com baixos rendimentos, mas não abrangidos pela acção social escolar, vão poder candidatar-se a bolsas de mérito a partir do próximo ano lectivo.A alteração das regras de acesso a bolsas de mérito no Secundário é uma das dez medidas que a ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, vai apresentar hoje, numa conferência de Imprensa a propósito do início do próximo ano lectivo, que deverá arrancar entre os dias 12 e 17 deste mês.As bolsas de mérito são uma medida de apoio socioeducativo aos alunos do Secundário que, revelando mérito escolar, poderiam ver o prosseguimento dos seus estudos prejudicado por razões de carência económica. Até agora, um aluno podia candidatar-se à atribuição de uma bolsa de mérito desde que tivesse obtido uma classificação igual ou superior a 4 no 9.º ano de escolaridade ou igual ou superior a 14 valores nos 10.º ou 11.º anos e estivesse em situação de poder beneficiar dos apoios económicos atribuídos no âmbito da acção social escolar. A acção social escolar vai receber, no próximo ano, mais seis milhões e meio de euros e o apoio aos alunos do Ensino Secundário profissionalizante vai ser reforçado, de acordo com o secretário de Estado Adjunto e da Educação. A novidade, acrescentou Jorge Pedreira, é que os critérios de definição de família carenciada passarão a ser iguais no Básico e no Secundário. Por outro, foi alargado o conceito de família carenciada, ao serem aumentados os valores dos rendimentos máximos para atribuição de apoio social. O ministério estima que cerca de 215 000 alunos receberão apoio social escolar no próximo ano.

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