No âmbito do Laboratório de Avaliação da Qualidade Educativa (LAQE), estrutura funcional do Centro de Investigação Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro, foi criado, em Março de 2007, o presente blogue onde são colocadas, notícias da imprensa da área da Avaliação Educativa. Esta recolha tem como principal finalidade avaliar o impacte, nos mass media, das questões de avaliação educativas.

Ronda às escolas repete-se em Março

Quinta-feira, 1 de Fevereiro de 2007 – JORNAL DE NOTÍCIAS

"A grande maioria dos docentes apoia as aulas de 90 minutos, principalmente os das áreas científicas", e as matrículas de alunos em Línguas e Literaturas, em especial nas turmas de latim e de grego, "decresceu assustadoramente", revelou, ontem de manhã, na comissão parlamentar de Educação, Isabel Duarte.Aos deputados, a presidente do grupo de acompanhamento do impacto da reforma do ensino secundário anunciou ainda que no início de Março será realizada uma nova ronda pelos 16 estabelecimentos de ensino avaliados.As conclusões e recomendações desta equipa do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE) contratada pelo Ministério da Educação (ME) já foram entregues à tutela, devendo ser divulgadas dia 23, depois da reunião dos peritos do ME com este grupo de trabalho.Quanto à área-projecto - incluída neste ano lectivo do 10.º ao 12.º ano, só foi experimentada ao nível do ensino básico -, o grupo ainda não dispõe de elementos conclusivos.Em relação ao ensino profissional, os alunos consideram não estar preparados para integrar o mercado de trabalho, nem para prosseguir os estudos através da candidatura à universidade, por as áreas científicas terem conteúdos programáticos diferentes, verificando-se que a escolha pelo ensino profissional resulta mais do insucesso escolar do que uma verdadeira opção.

0 comentários: