No âmbito do Laboratório de Avaliação da Qualidade Educativa (LAQE), estrutura funcional do Centro de Investigação Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro, foi criado, em Março de 2007, o presente blogue onde são colocadas, notícias da imprensa da área da Avaliação Educativa. Esta recolha tem como principal finalidade avaliar o impacte, nos mass media, das questões de avaliação educativas.

Maria de Lurdes Rodrigues traçou as metas

15 de Abril de 2007, O Primeiro de Janeiro

O auditório da Junta de Freguesia de Oliveira do Douro, em Vila nova de Gaia, albergou, na passada sexta-feira, o colóquio «Educação, Participação e Democracia», que contou com a presença da ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues.Foram abordadas temáticas como a prioridade que a educação deve ter nos desígnios autárquicos, os programas de motivação e apoio no ensino da matemática e outras disciplinas científicas, a importâncias das associações de pais no sistema de ensino, os resultados prolíficos das actividades de enriquecimento curricular, a necessidade que os poderes públicos assumam maior compromisso entre sociedade e educação e a necessidade de nivelar de forma heterogénea os apoios educacionais, consoante as diferenças das cerca de 4.400 juntas de freguesia portuguesas. “Assumo-me como uma optimista na educação”, referiu Maria de Lurdes Rodrigues, salientando o vínculo entre escola, educação e democracia, naquele que considera o “triângulo virtuoso”.A ministra realça que, apesar do “pessimismo crónico nacional”, foram “atingidos notáveis progressos a nível da educação”, após a revolução de 25 de Abril, enumerando diversos exemplos desde a construção de escolas secundárias e básicas, taxas de escolarização pré-escolar, e acessos ao Ensino Superior. Reduzir a desigualdade escolar e social e criar melhores condições no relacionamento entre escola e meio são objectivos que a ministra considera prioritários.

0 comentários: