No âmbito do Laboratório de Avaliação da Qualidade Educativa (LAQE), estrutura funcional do Centro de Investigação Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro, foi criado, em Março de 2007, o presente blogue onde são colocadas, notícias da imprensa da área da Avaliação Educativa. Esta recolha tem como principal finalidade avaliar o impacte, nos mass media, das questões de avaliação educativas.

Bruxelas quer conhecer competências de alunos europeus

13 de Abril, 2007 - Diário Digital

A Comissão Europeia anunciou hoje que vai lançar um grande inquérito em todos os Estados-membros da União Europeia com vista a avaliar as competências linguísticas dos alunos com idades entre os 14 e 16 anos.
O objectivo, indicou hoje Bruxelas, é ajudar o poder político, professores e alunos a melhorar o ensino e estudo das línguas estrangeiras na União, objectivo já traçado no Conselho Europeu de Lisboa de 2000 e enquadrado na necessidade de fomentar a mobilidade geográfica dos europeus.
A Comissão explicou que uma primeira série de provas deverá ter lugar no início de 2009 e basear-se-á na leitura, compreensão e redacção nas cinco línguas mais ensinadas na União Europeia enquanto primeira e segunda línguas estrangeiras, designadamente inglês, francês, alemão, espanhol e italiano.
Os dados resultantes do inquérito fornecerão informações sobre os conhecimentos linguísticos dos alunos que chegam ao final da escolaridade obrigatória, tendo o comissário europeu responsável pela Educação, Ján Figel, sublinhado que «o indicador de competência linguística não se destina a estabelecer uma classificação nacional», mas sim a «recensear boas práticas».
O comissário com a recém-criada pasta do Multilinguismo, Leonard Orban, destacou por seu lado que o indicador europeu de competência linguística permitirá ter uma visão do caminho que ainda falta percorrer com vista a atingir os objectivos assumidos pelos Estados-membros: «o acesso dos cidadãos da União ao multilinguismo e o estudo, desde a infância, de pelo menos duas línguas estrangeiras».

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