Ministério da Educação faz auto-avaliação positiva da actividade em 2006
O encerramento de escolas no 1º ciclo, a generalização das actividades extracurriculares, o aumento de cursos profissionais e o novo concurso de professores são as medidas destacadas pela tutela num balanço em que considera "positiva" a actividade de 2006.Num documento enviado hoje às escolas e publicado no site do Ministério da Educação, intitulado "50 Medidas de Política para Melhorar a Escola Pública", a ministra Maria de Lurdes Rodrigues salienta "o efeito positivo e estruturante no sistema educativo" daquelas quatro medidas.Ao nível do 1º ciclo, o reordenamento da rede escolar levou ao encerramento de 1500 estabelecimentos com poucos alunos e taxas de insucesso superiores à média nacional. Onze mil crianças foram transferidas para 847 escolas de acolhimento, nas quais foram investidos 2,4 milhões de euros.Também na antiga primária, 2006 foi o ano da generalização a 99 por cento das escolas das actividades de enriquecimento curricular, que abrangem o Inglês, a Música, o Desporto e o Estudo Acompanhado.O ministério destaca ainda a criação de 500 novos cursos profissionais no secundário, que sextuplicou a oferta existente, e o aumento de vagas nos cursos educação e formação, salientando igualmente a aprovação de novas regras no concurso de professores, válido por três anos, que afirma dar estabilidade a docentes, escolas e famílias.Na carta dirigida aos estabelecimentos de ensino, a tutela enumera outras 46 medidas tomadas no ano passado, considerando que estas "contribuirão certamente, de forma decisiva, para qualificar a escola pública, melhorando o seu funcionamento e os resultados escolares".Neste sector encontram-se, entre outros, o Plano de Acção para a Matemática, o Plano Nacional de Leitura, a revisão do Estatuto da Carreira Docente e o processo de autonomia das escolas.Para 2007, Maria de Lurdes Rodrigues elege a avaliação das escolas, dos professores, dos manuais e dos currículos do ensino básico e secundário como os principais desafios, assim como a modernização dos estabelecimentos de ensino e das infra-estruturas tecnológicas.
19.4.07
|
Etiquetas:
Avaliação
|
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 comentários:
Enviar um comentário