No âmbito do Laboratório de Avaliação da Qualidade Educativa (LAQE), estrutura funcional do Centro de Investigação Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro, foi criado, em Março de 2007, o presente blogue onde são colocadas, notícias da imprensa da área da Avaliação Educativa. Esta recolha tem como principal finalidade avaliar o impacte, nos mass media, das questões de avaliação educativas.

ME está a deixar 70 mil alunos fora do ensino especial

O Ministério da Educação (ME) está a deixar de lado mais de 70 mil alunos com necessidades educativas especiais (NEE), alerta o professor catedrático e investigador em Educação Especial, Luís de Miranda Correia.
Numa carta aberta a Maria de Lurdes Rodrigues, a que o Diário de Notícias desta segunda-feira teve acesso, o investigador considera que as políticas ministeriais estão a deixar este sector «à beira de um ataque de nervos».
O atendimento aos alunos com NEE está, defende, num «estado calamitoso».
A posição crítica face à postura do ministério deste especialista é, de resto, subscrita pela comunidade académica, com David Rodrigues, coordenador do Fórum de Estudos de Educação Inclusiva (FEEI) - que reúne 18 instituições de ensino superior – a explicar que a política actual «contraria todo o conhecimento nesta matéria e documentos internacionais».
Para David Rodrigues, «o grande erro do ministério é confundir deficiência com NEE».
Já Luís Miranda Correia, defende que o problema está na orientação tomada pela Direcção-Geral da Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC) que, «sem ter efectuado qualquer estudo de prevalência fidedigno», afirma que as NEE atingem apenas 1,8% da comunidade estudantil. O que significa, para um universo de 1,5 milhão de alunos, cerca de 27 mil alunos.
Mas, diz este investigador da Universidade do Minho, todos os estudos de prevalência efectuados em outros países apontam para um intervalo de 10% aos 12%, entre dificuldades esporádicas e permanentes. Ou seja, números que significam em Portugal mais de cem mil alunos.
Com esta contabilidade, mais de 70 mil crianças e adolescentes - com problemas que vão da dislexia a problemas de percepção visual e auditiva - não está inseridos no apoio que o Ministério da Educação dá no âmbito da educação especial - «com as consequências negativas» que daí advêm para alunos e famílias, contesta o investigador.

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