Fundação para Ciência e Tecnologia abre concurso de bolsas
1 de Março de 2007, Diário Digital
Fundação para Ciência e Tecnologia abre concurso de bolsasA Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) abriu um concurso público para a atribuição de 48 bolsas de doutoramento e pós-graduação no âmbito do programa MIT-Portugal, anunciou hoje o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES).
As bolsas são financiadas por verbas da tutela e visam «permitir a 48 interessados aprofundar as respectivas formações em Portugal e nos Estados Unidos», segundo um comunicado do gabinete de Mariano Gago.
Sistemas de Bio-Engenharia, Líderes para Indústrias Tecnológicas, Sistemas Sustentáveis de Energia e Sistemas de Transporte são os quatro doutoramentos abrangidos, sendo atribuídas nove bolsas a cada um destes cursos.
Por outro lado, serão atribuídas quatro bolsas a cada uma das áreas de pós-doutoramento: Engenharia de Concepção e Sistemas Avançados de Produção, Sistemas Sustentáveis de Energia e Sistemas de Transportes.
«As bolsas de doutoramento, destinadas a licenciados ou mestres, visam temas específicos no programa MIT-Portugal e as de pós-doutoramento, preferencialmente para doutorados há menos de cinco anos, destinam-se à realização de trabalhos de investigação em instituições científicas portuguesas», refere o MCTES.
As candidaturas devem ser submetidas electronicamente através dos sítios http://www.fct.mctes.pt/bolsas/concursos ou www.mitportugal.org, onde os interessados podem encontrar informação relacionada com o concurso.
O Governo português estabeleceu parcerias internacionais com o Massachusetts Institute of Technology (MIT), a Universidade de Austin e a Universidade Carnegie Mellon (CMU) no âmbito dos objectivos do Plano Tecnológico de valorização dos recursos humanos, dinamização da investigação e aposta nas tecnologias de ponta, envolvendo um total de cerca de 140 milhões de euros.
O Governo e o MIT-Portugal assinaram a 11 de Outubro de 2006 um acordo de parceria nas áreas de gestão e engenharia, que envolve sete universidades e um financiamento público global de 32 milhões de euros às instituições nacionais envolvidas.
Segundo o acordo, o programa MIT-Portugal envolve centros de investigação, docentes, investigadores e alunos na forma de consórcios entre escolas de engenharia, faculdades de ciências e tecnologia e escolas de economia e gestão em sete universidades portuguesas, incluindo empresas, laboratórios associados e estatais.
0 comentários:
Enviar um comentário