No âmbito do Laboratório de Avaliação da Qualidade Educativa (LAQE), estrutura funcional do Centro de Investigação Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro, foi criado, em Março de 2007, o presente blogue onde são colocadas, notícias da imprensa da área da Avaliação Educativa. Esta recolha tem como principal finalidade avaliar o impacte, nos mass media, das questões de avaliação educativas.

Nenhuma instituição em dificuldades vai fechar

21 de Novembro de 2007, O Primeiro de Janeiro

Mariano Gago assegura que todas as instituições de ensino superior com dificuldades financeiras terão o funcionamento assegurado e acompanhamento para resolver os problemas. O orçamento prevê 10 milhões de euros para contratos de saneamento.
No final da comissão parlamentar conjunta das Finanças e Educação, Mariano Gago garantiu que todas as instituições em situação de asfixia financeira “estão a ter acompanhamento directo” do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) e do Ministério das Finanças para as ajudar a resolver os problemas. Estas instituições terão o funcionamento assegurado, através de verbas que serão transferidas pelo MCTES ou pelo Ministério das Finanças, o que “não invalida o controlo das instituições que não estão a cumprir o acordado e que já estão a receber de acima do estipulado”, sublinha o ministro.Questionado sobre quais as universidades em pior situação – e na sequência de declarações do presidente do Conselho de Reitores (CRUP) segundo as quais quatro estão em colapso financeiro –, Mariano Gago escusou-se especificar. Adiantou apenas tratarem-se de “muito poucas e de pequena dimensão nacional”. Este foi, aliás, o tema dominante durante o debate na comissão parlamentar, na qual o deputado social-democrata Pedro Duarte começou logo por invocar uma reunião com o CRUP, que classificou de “muito preocupante” e durante a qual “a expressão mais ouvida foi a de estrangulamento das instituições de ensino superior”. Lamentou ainda que todas estas dificuldades das instituições de ensino superior sejam “algo recorrente” de ano para ano.

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