No âmbito do Laboratório de Avaliação da Qualidade Educativa (LAQE), estrutura funcional do Centro de Investigação Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro, foi criado, em Março de 2007, o presente blogue onde são colocadas, notícias da imprensa da área da Avaliação Educativa. Esta recolha tem como principal finalidade avaliar o impacte, nos mass media, das questões de avaliação educativas.

Alunos difíceis passam a gerir conflitos

12.11.07, Diário de Notícias

Numa escola problemática da Damaia, alunos conflituosos estão a ser chamados para dirigir equipas de prevenção de conflitos, enquanto colegas desordeiros no refeitório ficam encarregues de manter a ordem nas filas do almoço. A responsabilização directa é a base da pedagogia inovadora promovida pela direcção.Com a palavra staff a vermelho, os coletes que alguns jovens vão vestir a partir de amanhã já estão encomendados pelo conselho executivo. A atribuição de responsabilidades deixa-os "todos inchados" e os outros seguem-nos com respeito, porque antes já os viam como líderes.António Gambôa, presidente do conselho executivo da EB 2,3 Pedro d'Orey da Cunha, conta com entusiasmo a forma como um dos "rufias" que antes se divertia a provocar distúrbios nas festas da escola envergou com determinação o papel de segurança nos eventos promovidos no recinto: "Nunca mais foi furado um balão, não houve mais problemas.""Os miúdos que causam problemas passam a ser directamente responsáveis por eles. Se saírem da escola a perceber que a sociedade tem regras que têm de cumprir, grande parte do nosso trabalho foi feito. Isso é muito mais importante do que as notas", explica.

0 comentários: