No âmbito do Laboratório de Avaliação da Qualidade Educativa (LAQE), estrutura funcional do Centro de Investigação Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro, foi criado, em Março de 2007, o presente blogue onde são colocadas, notícias da imprensa da área da Avaliação Educativa. Esta recolha tem como principal finalidade avaliar o impacte, nos mass media, das questões de avaliação educativas.

Certificados do Básico duplicaram em 2007

28 de Novembro de 2007, Jornal de Notícias

Até ao final do ano serão passados 110 mil certificados de validação de competências de equivalência ao Ensino Básico. O número foi referido, ontem, pelo secretário de Estado da Educação, Válter Lemos, no desfecho da conferência "Valorizar a aprendizagem", organizada no âmbito da presidência portuguesa da União Europeia, que decorreu no Parque das Nações, em Lisboa.O governante explicou depois ao JN que o número corresponde ao total de diplomas emitidos desde 2001. Como em 2006 foram entregues pouco mais de 50 mil certificados, prevê-se que este ano terá duplicado o número de adultos que entrarão em 2008 com o 9.º ano de escolaridade.Valter Lemos realça ainda que a meta do Governo é passar dos actuais 270 centros Novas Oportunidades para 500, que estejam a funcionar em meados de 2008.O segundo e último dia de trabalhos foi marcado pela alocução de Luís Imaginário que dirigiu duras críticas ao ensino nacional. Ao afirmar que "a escola encontra-se em crise permanente desde os anos 60 e nem as sucessivas reformas lhe têm valido" e que "o ensino é desinteressante, não motiva, não garante um emprego nem corresponde ao que o mercado de trabalho necessita". Defendendo que a experiência deve contar na formação escolar, o docente considerou que o difícil é valorizar os saberes não adquridos na escola, quando em Portugal "é um estigma não poder exibir um certificado".Apontando como excepções os cursos industriais e comerciais do Estado Novo e os cursos nocturnos, depois pós-laborais a seguir ao 25 de Abril, o orador frisou que os demais programas de escolarização de adultos foram "ineficazes". Por não terem em conta a experiência profissional ou de vida de cada formando.Para este estudioso, a solução passa por identificar, avaliar, reconhecer e validar as respectivas competências, num processo de aprendizagem em que o candidato demonstra que sabe fazer através de acções concretas e em que o conhecimento é exposto pelo diálogo com o orientador.

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