Ensinar anúncios já em Janeiro
Num mundo globalizado e consumista as crianças, tal como os adultos, são diariamente "bombardeadas" com mensagens publicitárias. Saber "descodificar" esses dados que invadem o quotidiano permite aos cidadãos maior liberdade e autonomia. É pelo menos essa a convicção da Associação Portuguesa de Anunciantes que ontem lançou para as escolas do 1º e 2º ciclo o programa Media Smart, de literacia para a publicidade. O projecto, a implementar a partir de Janeiro, é especialmente dirigido para as crianças entre os sete e onze anos. A matéria, entendida no âmbito da "educação para a cidadania", não será acrescida aos programas pedagógicos. Professores e agrupamentos devem aderir voluntariamente à iniciativa, recebendo em troca, gratuitamente, os matérias para trabalharem com os alunos.O objectivo do programa, explicou Roberto Carneiro - coordenador do grupo de peritos que define os princípios pedagógios e valida os conteúdos dos matérias do programa - é desenvolver o sentido crítico das crianças, tornando-as mais "autónomas e independentes face" à infinita informação que recebem. "A publicidade torrencial, intrusiva, que invade o quotidiano da criança e do adulto é matéria que não pode continuar a ser ignorada na reflexão crítica que a escola quer - e deve - levar a cabo sobre" a sociedade contemporânea, defendeu o antigo ministro da Educação, garantindo que o Media Smart "está ao nível do melhor e mais avançado que se faz no panorama internacional no sentido de uma educação para a publicidade".Apesar de ir entrar em fase de lançamento em Portugal, já foi aplicado em quase 70 mil escolas europeias. O agrupamento de escolas Eugénio dos Santos, em Lisboa, serviu de palco para testar os conteúdos para o projecto nacional. Paula Garcia, presidente do Conselho Executivo, considera o Media Smart "uma mais valia" por permitir a "formação de cidadãos informados com maior capacidade decisória e crítica". "Não é um programa sobre marcas, mas deseja ajudar a desenvolver competências para interpretar as mensagens de publicidade", afirmou António Reffóios, presidente do Media Smart, manifestando-se convicto de que crianças melhor informadas "serão cidadãos mais livres". As matérias "não sendo curriculares fazem parte das preocupações do ministério da Educação", garantiu a directora dos Serviços de Inovação Educativa, Isabel Oliveira.
O que é a literacia sobre a publicidade?
De acordo com o conceito definido pelo Conselho Europeu, são práticas de ensino que utilizam a televisão, rádio, imprensa ou outros materiais escritos para se desenvolver as competências interpretativas de mensagens transmitidas pelos media.
O que é o programa Media Smart?
É um programa escolar, que foi lançado no Reino Unido em 2002, sem fins lucrativos e dirigido a crianças entre os 7 e os 11 anos. Pretende ensinar as crianças e pensar a publicidade de forma crítica, no contexto do seu dia-a-dia.
Algumas sugestões para os pais
"Veja televisão com o seu filho; incentive-o a dizer-lhe aquilo de que gosta e de que não gosta nos anúncios e programas; pergunte-lhe se percebe que estão a tentar vender produtos ou ideias; encoraje-o a falar sempre que vir alguma coisa que o perturbe ou deixe confuso", são algumas das sugestões que constam do panfleto que lança o programa.
1.11.07
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Etiquetas:
Educação - geral
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