Crianças devem aprender várias línguas
7 de Novembro de 2007, Jornal de Notícias
Português, francês, inglês e alemão devem ser línguas que a criança deve aprender em simultâneo com o apoio de jogos e programas didácticos, concluiu o investigador Alberto Sousa no seu estudo apresentado, ontem, no âmbito do 1.º congresso internacional sobre arte - Cérebro e Linguagens. O investigador de neuropsicologia da linguagem considera a educação "não como uma transmissão do saber, mas como uma formação do ser, onde todas as programáticas são objectivadas para o desenvolvimento das capacidades da criança". O investigador desenvolveu um método, baseado na neuro-psicolinguística, designado de "Método Multilinguístico de Iniciação à Leitura-Escrita", que sugere uma abordagem em simultâneo de várias línguas de forma faseada. Inicialmente as crianças são estimuladas para o desenvolvimento das capacidades audio-linguísticas, segue-se a apreensão e compreensão do vocabulário e por último a "interacção multilinguística" através de brincadeiras e jogos didácticos. O colégio Minerva de Setúbal pôs em prática as sugestões de Alberto Sousa, realçando o aspecto lúdico em aula, ao utilizar dramatizações, brincadeiras gestuais, jogos com cartões e software interactivo que ajudam na aprendizagem. Segundo Maria Helena Maduro, directora do centro de investigação pedagógica sobre aprendizagem integrada no Colégio Minerva, "a criança, individualmente e sob relação transaccional de carinho do professor, aprende a ler simultaneamente em quatro línguas, praticando uma série de jogos e programas interactivos no computador".
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