Relatório recomenda reforço da rede do Pré-escolar e tardes livres para os alunos do Secundário
5 de Março de 2008, Jornal de Notícias
Mais horários incompletos
O relatório da Inspecção-Geral da Educação revelou que os horários incompletos atribuídos aos professores do 2.º e 3.º ciclos e do Secundário aumentaram 2,2% relativamente ao ano passado (de 6,2 para 8,4%). A ministra justificou a subida devido aos técnicos - como cabeleireiros ou cozinheiros - que apoiam as escolas nos cursos profissionais, que aumentaram. No ensino "não há precarização", garantiu.
"Furos" aumentaram
Os "furos" nos horários dos alunos do 2.º e 3.º ciclos aumentaram de 0,9% para 2,2% e 1,9%, respectivamente, do ano passado para este. Confrontada com os números, a ministra reconheceu não ter encontrado justificação para o resultado. No entanto, sublinhou, "é um indicador muito fino". Há escolas que a seguir a uma aula de Língua Portuguesa dão aos alunos uma hora na "biblioteca" provocando esta "descontinuidade".
Recomendações
A IGE recomenda o reforço da rede do Pré-escolar, em especial no distrito de Lisboa e alguns conselhos do Algarve; o prosseguimento da reorganização da rede do 1.º ciclo, "sobretudo no Centro e Alentejo" - o que poderá significar a determinação de mais fechos; e, para o Secundário, a planificação de "pelo menos dois meios dias" para os alunos estudarem.
5.3.08
|
Etiquetas:
Educação - geral
|
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 comentários:
Enviar um comentário