No âmbito do Laboratório de Avaliação da Qualidade Educativa (LAQE), estrutura funcional do Centro de Investigação Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro, foi criado, em Março de 2007, o presente blogue onde são colocadas, notícias da imprensa da área da Avaliação Educativa. Esta recolha tem como principal finalidade avaliar o impacte, nos mass media, das questões de avaliação educativas.

Governo fechou quase todas as escolas com menos de 10 alunos

4 de Março de 2008, Jornal de Notícias

A ordem para fechar as escolas que tinham menos de 10 alunos - a esmagadora maioria do primeiro ciclo de ensino - está muito perto do fim. Há três anos, antes do início deste legislatura, eram 28% do total das escolas portuguesas, hoje são apenas 3,2% - já menos de 400. Os números constam de um relatório da Inspecção-Geral de Educação sobre a organização do ano lectivo 2007/08, que será hoje apresentado pela ministra da Educação.O documento, feito com base numa amostra de 288 unidades do ensino público, traça um cenário positivo da evolução da Educação em Portugal. O acento tónico estará desta vez distribuído por várias matérias. Começa na melhoria da aplicação das actividades extra-curriculares no primeiro ciclo, cada vez mais generalizado. Mas passa também pela melhoria dos níveis de distribuição de refeições nas escolas públicas, que já chega a 97% dos jardins de infância e a 86% das escolas do primeiro ciclo (quando existia apenas em 47% destas, há dois anos atrás).Outro registo positivo é o da aposta no ensino profissional - muito valorizado no fim-de-semana pelo presidente da República e ontem, na Rádio Renascença, por Manuela Ferreira Leite - hoje, os alunos que frequentam esta modalidade de ensino são já 15,1% do total de alunos do secundário, o que representa um salto dos 44 466 alunos, no ano lectivo de 2006/2007, para 62 996, no ano lectivo corrente.Segundo dados do próprio Ministério da Educação, "o peso dos alunos matriculados nas vias profissionalizantes de nível secundário é de 35,4 por cento", percentagem que tem vindo a aproximar-se, gradualmente, dos valores registados nos países da OCDE, nos quais cerca de 50 por cento dos jovens optam por estas vias de ensino.
Parque concentrado
Mas é mesmo no parque escolar que a diferença é mais notória, de 2004 para cá. Os números da inspecção-geral, a que o JN teve acesso, revelam uma concentração cada vez mais forte de alunos em estabelecimentos com mais de 100 alunos, que é já quase um quarto (22,6%) do parque escolar existente em Portugal. Se juntarmos a estes os que têm entre 50 a 100 alunos, representa praticamente metade do universo das escolas (47,3%). Quando há três anos era de apenas 28,7%.
Prioridade aos alunos
O relatório da inspecção-geral é o segundo em apenas três dias que o Ministério da Educação divulga mostrando bons indicadores sobre a evolução do sistema educativo em Portugal. No fim-de-semana foi a vez dos dados sobre insucesso escolar - reprovação e abandono -, que apontavam melhorias em quase todos os anos lectivos (excepção feita ao 7º) e em todos os ciclos de ensino.Numa fase de contestação crescente dos professores, a ministra quer vincar - como fez no último sábado, quando recebeu o apoio da confederação de pais - que o destinatário das suas políticas são os alunos.

0 comentários: