Novas aulas de publicidade apelam ao sentido crítico
22 de Fevereiro de 2008, Jornal de Notícias
Que riscos esconde a publicidade? Pode estimular o consumismo e maus comportamentos, defenderam ontem 16 alunos do 4º ano, da escola EB1 de Santo António que se deslocaram à Eugénio dos Santos, em Lisboa, para mostrarem aos jornalistas como é uma aula de Media Smart. O programa que pretende "desenvolver o espírito crítico" dos alunos entre os 6 e 11 anos foi ontem oficialmente lançado. Os docentes do 1º ao 6º ano que pretendam aderir já podem consultar na Internet os dossiês pedagógicos."É levar o mundo real para a sala de aula" - foi desta forma que Roberto Carneiro, coordenador do grupo de peritos responsável pela definição de objectivos e materiais do programa, explicou o Media Smart. "É impossível eliminar o mercado, por isso só resta educar bem", argumentou, sublinhando as inovações do programa português há material específico para os pais e aulas sobre a Internet.Ao fim de três sessões, Conceição Henriques garante aos jornalistas que já nota diferenças nos seus alunos. Para esta professora do 1º ciclo o Media Smart representa uma estratégia eficaz para desenvolver "a capacidade de observação", leitura, raciocínio e formulação "crítica" dos alunos. E esse desenvolvimento só poderá traduzir-se em melhores resultados escolares, considera. A aula foi participativa. Distribuídos em mesas de quatro alunos, cada grupo tinha de escolher uma frase que transmitisse o que pensam da publicidade. "Por vezes há anúncios que são ou ofensivos ou que encorajam maus comportamentos" - foi esta a frase mais votada pela turma no fim da aula. De "TPC" terão que pesquisar em revistas, jornais, televisão ou Internet por esse tipo de anúncios.O excesso de consumo (especialmente de doces) e a publicidade enganosa foram as referências mais repetidas pelos alunos. Aos jornalistas insistiam que tinham aprendido a distinguir entre os "bons e os maus anúncios". Leia-se entre os informativos, como os da prevenção rodoviária - foram muitas as referências às mortes nas estradas por alcoolismo - e os enganadores, como um carro poder ser determinante para se conseguir namorada. Nelson, de 9 anos, acha inacreditável "que uma pessoa se possa apaixonar por um carro". As aulas fazem-no pensar no que pede aos pais, principalmente nos custos."Agora testo as coisas antes de as comprar e tento perceber se são mesmo boas". E se a PSP não lhe deixou dúvidas, já o wrestling, uma das "más práticas" que referiu durante a aula como sendo fomentada pela publicidade, reconhece que "por vezes" até vê o programa americano.
22.2.08
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Educação - geral
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