No âmbito do Laboratório de Avaliação da Qualidade Educativa (LAQE), estrutura funcional do Centro de Investigação Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro, foi criado, em Março de 2007, o presente blogue onde são colocadas, notícias da imprensa da área da Avaliação Educativa. Esta recolha tem como principal finalidade avaliar o impacte, nos mass media, das questões de avaliação educativas.

As razões dos protestos

25 de Fevereiro de 2008, Jornal de Notícias

Avaliação dos professores
Muito embora aceitem ser avaliados, os professores estão contra a forma como a mesma se processa e a sua implementação a meio do ano lectivo. Afirmam que o processo está pautado pela burocratização extrema, por critérios arbitrários e insuficientemente justificados que poderão abrir a porta para acentuar o clima de divisão e a quebra de solidariedade entre os professores.
Estatuto da Carreira Docente
O Estatuto da Carreira Docente veio dividir os professores, criando o título de professores titulares, constituído pelos docentes com mais tempo de serviço. O topo da carreira tem acesso dificultado, já que os números de lugares são fixados pelo Ministério da Educação. Por isso, os professores queixam-se de um afunilamento na carreira de carácter administrativo e não meramente pedagógico.
Gestão escolar
Os professores são contra o fim de uma gestão colegial e temem a concentração de poderes nas mãos de um director e os possíveis efeitos nefastos de uma direcção unipessoal numa verdadeira autonomia escolar. Criticam, também, o facto de as estruturas intermédias - como os coordenadores de departamento - deixarem de ser eleitos por eles para passarem a ser escolhidos pelo director escolar.

0 comentários: