No âmbito do Laboratório de Avaliação da Qualidade Educativa (LAQE), estrutura funcional do Centro de Investigação Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro, foi criado, em Março de 2007, o presente blogue onde são colocadas, notícias da imprensa da área da Avaliação Educativa. Esta recolha tem como principal finalidade avaliar o impacte, nos mass media, das questões de avaliação educativas.

Ensino Particular propõe parceria ao Governo para pré-escolar gratuito

14.02.2008 -Jornal Público

A associação que representa o sector privado da educação em Portugal vai pedir uma reunião ao Governo para propor parcerias no sentido de preencher de forma gratuita as necessidades no pré-escolar admitidas quarta-feira pelo primeiro-ministro.O presidente da Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo (AEEP), João Alvarenga, salienta que "já há colégios com contrato de desenvolvimento com o Estado, que comparticipa, numa fórmula de capitação, as crianças de famílias mais carenciadas para que possam frequentar o pré-escolar"."Isto já é um começo mas, no meu ponto de vista, deveria ser totalmente gratuito", afirmou o responsável, salientando pretender que "o Estado comparticipe na totalidade os privados, assim como comparticipa nas escolas que pretende criar".O dirigente realça que tanto as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) como o ensino privado desempenham um papel importante no ensino pré-escolar e afirma que "o investimento anunciado pelo primeiro-ministro pode ser desenvolvido por parceiros privados"."Assim como o Estado pretende construir escolas para frequência gratuita, que seja gratuito também nas que já estão e nas que porventura vierem a ser construídas, desde que isso seja mais barato para o Estado. Se é mais barato porque não apostar?", questiona, considerando que "o Estado não tem de ser o patrão de todo o sistema escolar".Ensino privado faz mais por menosO presidente da AEEP considera que o ensino privado "consegue fazer mais por menos". Embora não existam dados em relação ao pré-escolar, refere que estudos realizados nos ensinos básico e secundário revelam que o custo por aluno e por ano "é inferior nos colégios com contrato de associação com o Estado, que são gratuitos, ao que o Estado gasta com alunos da mesma idade escolar nas escolas do Estado"."É preciso desmistificar a ideia de que em Portugal o ensino privado é necessariamente pago", diz, afirmando ainda que "em Portugal cerca de 50 por cento dos alunos do básico e secundário que frequentam o privado fazem-no em regime de gratuitidade"."Esta percentagem poderia ser maior. É questão de o Estado dar igualdade de tratamento e que entregue a gestão e a construção a quem faz melhor por menos dinheiro", conclui. Segundo a AEEP, o ensino particular e cooperativo representa actualmente em Portugal 20 por cento do total do sector da educação do pré-escolar ao secundário.O primeiro-ministro, José Sócrates, anunciou quarta-feira no Parlamento a "construção de mais 75 creches, para crianças até aos três anos, e mais 760 salas para o pré-escolar, para crianças até aos cinco anos, em Lisboa e no Porto".

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