A via verde para o ensino superior
1 de Junho de 2007, Diário Económico
Em Portugal, onde os jovens fogem da matemática e da física “como o diabo da cruz”, o panorama é muito preocupante nessa matéria.
Luís Mira Amaral
A Tecnologia e o Conhecimento são hoje os factores chave para a criação de valor, substituindo a energia e o capital da era industrial, os quais tinham ocupado o lugar do trabalho e da terra na época pré-industrial. Estamos a caminho da chamada Economia do Conhecimento (’Knowledge based economy’).Nesta Economia do Conhecimento é fundamental ter um sistema de Ensino que produza gente altamente qualificada tendo como ‘benchmarks’ os países concorrentes na produção de bens e serviços transaccionáveis. Não é, como se sabe o caso português onde, de acordo com as estatísticas do Eurostat para o ano de 2004 a percentagem de estudantes que frequentou o ensino superior em percentagem da população com idade compreendida entre 20 e 29 anos, é das mais baixas entre os países da UE, apesar de ter crescido ao nível da UE15 entre 98 e 2004. Mais ainda, é necessário que no sistema do ensino haja uma crescente parcela de graduados em Ciência, Engenharia e Tecnologia em relação ao total de graduados.Em Portugal, onde os jovens fogem da matemática e da física “como o diabo da cruz”, o panorama é muito preocupante nessa matéria. De acordo com a Pisa Survey da OCDE de 2003, Portugal obteve uma péssima classificação na área da matemática, apenas superior à registada pela Grécia. Também em ciências, de acordo com o mesmo ‘survey’, o nosso país fica classificado em último lugar entre os objectos desta análise. Por outro lado esperava-se do Ensino Superior Politécnico uma contribuição decisiva para a formação de quadros técnicos em Engenharia e Tecnologia, crucial para o nosso desenvolvimento.Como recente relatório da OCDE veio chamar a atenção, Portugal é dos países com menor diferenciação entre esse Ensino Superior e o Universitário, o que revela infelizmente muitas vezes um processo de imitação das más práticas universitárias e não um processo de afirmação própria desse sistema.Recentemente, fomos alertados para outra coisa que estará a acontecer. Aproveitando uma boa ideia vertida em legislação que permite a pessoas com mais de 23 anos empregadas entrar no Ensino Superior mediante um exame ‘ad-hoc’ sem terem completado o ensino secundário, estar-se-á a assistir a uma autêntica “golpada” consubstanciada numa via verde para o Ensino Superior. Haverá quem tenha percebido que pode desistir dos estudos a nível secundário, esperar tranquilamente pelos 23 anos, simular um emprego e depois tentar o exame ‘ad-hoc’ para entrar no Ensino Superior.Complementarmente, como haverá Institutos Politécnicos com poucos alunos, esses Institutos terão visto nesses clientes “potenciais” uma forma de encher todas as vagas que têm, obtendo assim o financiamento público à sua manutenção. Como tal os tais exames ‘ad-hoc’ são apenas um formalismo para deixar entrar todos esses cliente em vez de ser o crivo e o filtro para apenas deixar entrar para o Ensino Superior profissionais competentes e qualificados que, embora não tendo completado o ensino secundário, merecem ser-lhes dada essa oportunidade de acesso.Com esta Via Verde, aumentará assim o número de licenciados desajustados às necessidades do mercado de trabalho ou no caso em que os tais estudantes são funcionários públicos, o número de funcionários formalmente com excesso de habilitações em relação às tarefas que desempenham.Temos pois mais uma inovação ‘high-tech’ no sistema educativo português, a ser suportado pelo contribuinte, num país onde a percentagem de despesa pública em educação em relação ao PIB é superior* à dos nossos congéneres, mas onde o ‘output’ é bem pior.Mais uma vez o resultado do jogo é: despesa publica 1, competitividade 0.* De acordo com o Eurostat Portugal é um dos quatro países da UE25 que mais investe em percentagem do respectivo PIB em despesas públicas com a Educação, particularmente no ensino básico e secundário.http://competitividade.com.sapo.pt
1.6.07
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Ensino Superior
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