No âmbito do Laboratório de Avaliação da Qualidade Educativa (LAQE), estrutura funcional do Centro de Investigação Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro, foi criado, em Março de 2007, o presente blogue onde são colocadas, notícias da imprensa da área da Avaliação Educativa. Esta recolha tem como principal finalidade avaliar o impacte, nos mass media, das questões de avaliação educativas.

Pais agradados com nova gestão escolar

29 de Janeiro de 2008, Jornal de Notícias

O movimento associativo de pais, reunido este fim-de-semana, congratulou-se com o novo regime de gestão das escolas, considerando que o diploma lança "o maior desafio de que há memória" à participação dos encarregados de educação na vida escolar."Este diploma lança ao movimento associativo de pais, em geral, e à Confap, em particular, o maior desafio de que há memória à participação parental quantitativa e qualitativamente. Isso é um aspecto fundamental, já que muitas vezes se diz que os pais não estão presentes no sistema educativo", afirmou ontem à Lusa o presidente da Confederação Nacional das Associações de Pais (Confap), Albino Almeida.No sábado, num encontro promovido pela Confap, as Federações Regionais, Concelhias e Locais do Movimento Associativo de Pais reuniram-se para discutir e debater a proposta do Governo para o novo regime de autonomia e gestão das escolas. De acordo com Albino Almeida, o parecer da confederação sobre esta matéria será entregue ao Ministério da Educação (ME) até 07 de Fevereiro, mas antes disso o diploma será discutido com a tutela numa reunião a realizar amanhã. A proposta do Governo prevê a generalização da figura do director, em substituição dos actuais presidentes de conselhos executivos, e a criação do Conselho Geral, novo orgão de direcção estratégica dos estabelecimentos de ensino que não poderá ser presidido por um professor, decisão muito contestada pelos sindicatos do sector."É a primeira vez que um Governo define, através das políticas públicas, um claro sinal de que pretende a participação dos pais e das comunidades na direcção estratégica das escolas", congratulou-se Albino Almeida.Por outro lado, o responsável rejeitou "categoricamente" qualquer possibilidade de uma semi-profissionalização dos pais que venham a ocupar um lugar no Conselho Geral, sublinhando a necessidade de criar condições para que esse cargos continuem a ser desempenhados em regime de voluntariado social."Queremos que a continuidade do voluntariado signifique que os pais estão empenhados em prover o interesse dos seus filhos. Rejeitamos (...) qualquer tipo de pagamento por qualquer lugar", afirmou o responsável.

0 comentários: