No âmbito do Laboratório de Avaliação da Qualidade Educativa (LAQE), estrutura funcional do Centro de Investigação Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro, foi criado, em Março de 2007, o presente blogue onde são colocadas, notícias da imprensa da área da Avaliação Educativa. Esta recolha tem como principal finalidade avaliar o impacte, nos mass media, das questões de avaliação educativas.

Bragança aposta forte nos doutores

O Instituto Politécnico de Bragança (IPB) é um dos casos mais curiosos. O seu corpo docente tinha produzido 6 artigos em 2000. No ano passado, o ISI dá conta de 59 referências citáveis, quase 10 vezes mais do que oito anos antes.José Alberto Teixeira, presidente do IPB, chama a atenção para os 126 doutorados que a instituição já formou, aos quais se juntarão mais 120 até 2010. Contas feitas, dentro de três anos, 65% do seu corpo docente será composto por doutores. "Há longos anos que o IPB fez da qualificação dos seus docentes um objectivo fundamental. Demos sempre a entender aos professores que a sua evolução nunca seria por favoritismos, mas antes com base na produtividade científica", afirma. "Actualmente, surgem três novos doutorados por mês no IPB. Os fundos comunitários do PRODEP financiaram a 75% as contratações necessárias para a substituição integral dos docentes em doutoramento", acrescenta. De acordo com José Alberto Teixeira, o ranking ibero-americano, liderado no plano nacional pela Universidade do Porto, já reflecte a qualidade científica do IPB. "Se tivermos em conta a dimensão relativa das instituições, o IPB está em primeiro lugar, entre as instituições portuguesas, nas áreas de Química e Ciência e Tecnologia dos Alimentos", refere.O novo Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES) exige 15% de doutores nos politécnicos quando IPB tem 40% e aponta para 65% em 2010. "O RJIES não veio alterar a nossa política de crescimento da qualidade científica. Dentro de um ano, já teremos 50% de doutores". Recentemente, a Associação das Universidades Europeias avaliou muito positivamente o IPB.

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