No âmbito do Laboratório de Avaliação da Qualidade Educativa (LAQE), estrutura funcional do Centro de Investigação Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro, foi criado, em Março de 2007, o presente blogue onde são colocadas, notícias da imprensa da área da Avaliação Educativa. Esta recolha tem como principal finalidade avaliar o impacte, nos mass media, das questões de avaliação educativas.

Gestão escolar vai mesmo mudar

27 de Janeiro de 2008, Jornal Notícias

Onovo modelo de gestão escolar proposto pelo Governo "não será desvirtuado", assegurou o secretário de Estado da Educação, Jorge Pedreira, que assim reagia a um parecer do Conselho das Escolas que sugere 20 alterações à proposta."Que não restem dúvidas de que as escolas vão mudar. Vai mudar a abertura da escola à comunidade e a participação dos pais, das autarquias e das estruturas locais", referiu Jorge Pedreira."A comunidade tem que definir as orientações estratégicas das escolas. A escola tem que ser entendida como uma prestadora de serviços à comunidade e tem que prestar contas daquilo que faz", frisou ainda o secretário de Estado, à margem das comemorações do 15ª aniversário do Centro de Formação Francisco de Holanda.Num parecer sobre o novo regime de gestão escolar divulgado anteontem, o Conselho das Escolas sugere 20 propostas de alteração ao diploma.Entre outros aspectos, o Conselho das Escolas considera que os professores não deviam ser afastados da presidência do Conselho Geral, órgão com competência para escolher e destituir o director da escola.Segundo a proposta do Governo, este Conselho Geral não poderá ser presidido por um professor, decisão muito contestada pelos sindicatos do sector.O Conselho das Escolas sublinha ainda que "a intenção de reforçar o papel das famílias e da comunidade não tem total correspondência" no diploma. A respeito do director das escolas, este órgão consultivo questiona a possibilidade que é dada aos docentes do ensino particular e cooperativo de se candidatarem ao cargo.Apesar das críticas e das recomendações, os conselheiros sublinham que concordam com os princípios e objectivos enunciados na proposta quanto ao reforço da participação das famílias e das comunidades na direcção estratégica das escolas, reforço de liderança e de autonomia.Jorge Pedreira assegurou que no próximo ano lectivo já estará em vigor o novo modelo de gestão das escolas.

0 comentários: