No âmbito do Laboratório de Avaliação da Qualidade Educativa (LAQE), estrutura funcional do Centro de Investigação Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro, foi criado, em Março de 2007, o presente blogue onde são colocadas, notícias da imprensa da área da Avaliação Educativa. Esta recolha tem como principal finalidade avaliar o impacte, nos mass media, das questões de avaliação educativas.

Roberto Carneiro diz que Portugal não pode esperar muito para se recentrar na Europa das qualificações

2007-10-16, CiênciaHoje

O antigo ministro da Educação Roberto Carneiro afirmou hoje que Portugal "não pode esperar muito" para se recentrar na Europa das qualificações, tendo por isso de vencer o desafio do ensino à distância. "O e-Learning é apenas uma versão do uso das novas tecnologias de informação e comunicação para ajudar a transformar o mundo da educação e da formação, tendo Portugal de vencer este desafio para se tornar mais competitivo", disse à agência Lusa Roberto Carneiro que falava à margem da Conferência Europeia de e-Learning em Lisboa.
Mil i oitocentos professores e especialistas debatem durante dois dias o futuro do e-Learning, visando promover o diálogo sobre o ensino à distância, o aprofundamento das questões relacionadas com a inclusão e a coesão social e digital, ligadas à requalificação dos cidadãos na era da sociedade do conhecimento. "A aprendizagem embebida nas tecnologias tem de vencer a dicotomia eLearning [ensino à distância] versus ensino presencial, fazendo com que Portugal entre na época do bLearning [ensino misto] para recuperar a diferencia que o separa dos restantes países da União Europeia", salientou igualmente o presidente da Comissão técnico-científica da Conferência Europeia de eLearning. Roberto Carneiro garantiu que "é impossível requalificar milhões de pessoas em Portugal. Não há formas mais expeditas e versáteis de o fazer, senão recorrer à novas tecnologias", sustentou. Além disso, em Portugal "não há nenhuma razão para pensar que o mundo da educação, que aliás é muito pesado e resistente à mudança, não pode ser transformado positivamente pelas novas tecnologias [no caso o ensino à distância]", salientou o antigo ministro da Educação português.
Sociedade portuguesa está ávida de aprenderPara o coordenador do Plano Tecnológico e presidente da Conferência, Carlos Zorrinho, Lisboa será a capital europeia do eLearning durante estes dois dias com este evento integrado na Agenda de Lisboa e sob os auspícios da presidência portuguesa da União Europeia. "A afluência de participantes nesta Conferência indica que a sociedade portuguesa está ávida de aprender, de saber e as políticas públicas estão a fazer o máximo para proporcionar essa necessidade", disse também à Lusa o presidente da Conferência eLearning Lisboa 07. O responsável disse ainda que "esta é uma aposta muito forte do Governo, nomeadamente no Plano tecnológico para a Educação". A criação de conteúdos "é um elemento do eLearning sob novos suportes de banda larga que é uma das prioridades do Governo", sublinhou. O coordenador do Plano Tecnológico garantiu que o Governo está totalmente disponível para trabalhar com o objectivo de que o eLearning seja também um elemento ao serviço das pequenas e médias empresas (PME) e do tecido empresarial, com o objectivo de aumentar a competitividade num mundo cada vez mais globalizado. Na Conferência abordar-se-á a Coesão Digital e Social, a requalificação na sociedade do conhecimento e o valor do eLearning. Entre os oradores estão, nomeadamente, André Richier, administrador principal na Direcção-geral "Empresas e Indústrias" da Comissão Europeia. A Conferência Europeia de eLearning encerrará com a participação do ministro da Ciência, Tecnologia e ensino Superior, Mariano Gago, e Valter Lemos, secretário de Estado da Educação.

0 comentários: