No âmbito do Laboratório de Avaliação da Qualidade Educativa (LAQE), estrutura funcional do Centro de Investigação Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro, foi criado, em Março de 2007, o presente blogue onde são colocadas, notícias da imprensa da área da Avaliação Educativa. Esta recolha tem como principal finalidade avaliar o impacte, nos mass media, das questões de avaliação educativas.

Erasmus: Governo duplicará valor de bolsas de estudo no próximo ano lectivo

04.10.2007 - Jornal Público

O Governo vai duplicar, a partir do próximo ano lectivo, o valor das bolsas de estudo atribuídas a estudantes portugueses do Ensino Superior que pretendam participar no programa Erasmus.
A medida foi anunciada hoje pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Mariano Gago, que presidiu à cerimónia comemorativa do 20º aniversário do programa Erasmus, a decorrer entre hoje e amanhã no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.No âmbito da presidência portuguesa da União Europeia (UE), "proporemos no Conselho da UE que todos os países considerem, nos seus programas nacionais de apoio social, dotações acrescidas para mobilidade internacional, como já decidimos fazer em Portugal, a partir do próximo ano lectivo", declarou Mariano Gago. A medida foi bem recebida pelo comissário europeu da Educação, Ján Figel, que esclareceu que a UE dispõe já de um orçamento de três mil milhões de euros para o período 2007-2013, no âmbito do apoio a estudantes Erasmus. De acordo com Ján Figel, "o objectivo é atribuir um apoio mínimo no valor de 200 euros mensais por cada estudante". A cerimónia contou também com a presença do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, a quem coube o discurso de abertura. Costa anunciou publicamente que pretende transformar Lisboa numa cidade Erasmus, o que agradou ao ministro Mariano Gago. Estabelecido em 1987, o programa Erasmus apoia a mobilidade de estudantes e docentes do Ensino Superior, entre Estados-membros da UE e países associados, permitindo aos alunos estudarem noutro país por um período de três, seis ou 12 meses.

0 comentários: