No âmbito do Laboratório de Avaliação da Qualidade Educativa (LAQE), estrutura funcional do Centro de Investigação Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro, foi criado, em Março de 2007, o presente blogue onde são colocadas, notícias da imprensa da área da Avaliação Educativa. Esta recolha tem como principal finalidade avaliar o impacte, nos mass media, das questões de avaliação educativas.

Matemática baixou média nacional do 9.º

26.10.07 , Diário de Notícias

Os resultados dos exames do 9.º ano 2006/2007 podem ser analisados segundo duas perspectivas: a optimista e a pessimista. A primeira salienta a melhoria de classificações na disciplina de Português, com 86,4% das notas acima dos 2,5 (54,5% em 2005/2006). A segunda revela a classificação de Matemática, que apenas regista 27,2% de positivas (37% no ano anterior). Em termos globais, as prestações dos alunos melhoraram, com as privadas a dominar claramente o ranking. A melhor pública, a Escola 2/3 de Telheiras n.º 1, Lisboa, surge em 18.º lugar e, até à 50.ª posição, contam--se pelos dedos de uma mão as escolas públicas.A maioria dos alunos teve uma média positiva nas duas disciplinas do 9.º ano no último ano lectivo, o que não aconteceu no ano anterior, o primeiro em que se realizaram exames nacionais para completar a escolaridade obrigatória. A nota desta prova conta 30% para a classificação final, podendo-se chumbar a uma das duas disciplinas. Quem tem menos de 3 a Matemática e a Língua Portuguesa repete o ano.Se pensarmos em termos de estabelecimentos de ensino, 74% conseguiram média positiva, mas isso só acontece devido aos arredondamentos. Apenas, 14% dos estabelecimentos tiveram uma média igual ou superior a 3, o que representa 186 em 1297 escolas. E em termos de bons e muito bons, a percentagem desce para 2,3% (30).Uma segunda conclusão remete para o fosso que existe entre as prestações dos alunos do ensino privado e as dos do público. Há apenas uma escola pública no top 20. Ou seja, a selecção entre estudantes do ensino privado e do público é, ainda, maior no ensino básico do que no secundário. Os alunos do privado têm outro tipo de actividades nestes primeiros anos, além de que no anos terminais há muitos colégios que funcionam com uma população que não conseguiu completar o ensino regular estatal.Mais uma vez, são os estudantes do litoral que apresentam os melhores resultados, sobretudo os que vivem nos distritos de Coimbra e de Lisboa. Mas numa análise mais fina, é interessante verificar que os três primeiros concelhos são Arruda dos Vinhos, Alvito e Fornos de Algodres.

0 comentários: