Competências avaliadas com cintos de karaté
30 de Outubro de 2007, Jornal de Notícias
Na "Questão de Equilíbrio", a avaliação de competências comportamentais é feita de modo similar às graduações no karaté. Através da atribuição de cintos. Todos os alunos têm direito a usar o cinto branco, mas a meta é alcançar o azul, em que o patamar máximo dos deveres equivale aos direitos de saída ou de uso incondicional do computador.Os internos definiram os critérios correspondentes aos cinco níveis (branco, amarelo, laranja, verde e azul), em que é avaliada a participação nas actividades de risco, o comportamento no grupo e a progressão escolar. Além do sentido de responsabilidade - fazer a cama, cuidar da higiene pessoal, arrumação do quarto e estado do material escolar -, os critérios incluem a predisposição e motivação no desempenho das tarefas, a atitude perante a dificuldade dos colegas e a forma como reagiram às regras. Quem atinge o cinto azul pode sentir-se um mestre. Tem prioridade no acesso ao computador (sobre os demais internos ) e lugar garantido nas excursões pelo país. Por isso, a maioria faz um enorme esforço para o atingir."Mesmo quando participamos nos torneios de futebol, não são escolhidos os que jogam melhor, mas quem mereceu o cinto verde ou azul", explicou ao JN, Ricardo Martinez, para quem a disciplina deve contemplar a recompensa, para estimular o cumprimento de objectivos. Os que estão preparados para viver sozinhos no apartamento tentam arranjar trabalho e iniciar uma vida muito diferente da que tiveram anos antes. Quebrando o ciclo e os elos "com a má vida", como agora lhe chamam.
30.10.07
|
Etiquetas:
Educação - geral
|
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 comentários:
Enviar um comentário