No âmbito do Laboratório de Avaliação da Qualidade Educativa (LAQE), estrutura funcional do Centro de Investigação Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro, foi criado, em Março de 2007, o presente blogue onde são colocadas, notícias da imprensa da área da Avaliação Educativa. Esta recolha tem como principal finalidade avaliar o impacte, nos mass media, das questões de avaliação educativas.

Institutos Superiores Politécnicos preocupados com orçamentos

18-12-2007 , Diário Digital

O presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), Luciano Almeida, advertiu hoje que os orçamentos da maioria dos institutos para 2008 são «inferiores aos montantes necessários para pagar as remunerações».
As preocupações de Luciano Almeida em relação às verbas previstas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior para os Institutos Superiores Politécnicos para o próximo ano foram transmitidas hoje em Portalegre, à margem de um plenário do CCISP.
«Os orçamentos da maioria dos institutos para 2008 são inferiores aos montantes necessários para os pagamentos das remunerações certas e permanentes», afirmou, em declarações à agência Lusa.
O presidente do CCISP lembrou ainda a retenção de uma verba de 8,9 milhões de euros para saneamento financeiro dos Institutos Superiores Politécnicos, o que, frisou, não deixa as instituições de ensino «nada tranquilas».
Luciano Almeida exigiu ao governo que liberte as verbas retidas para que sejam «honrados os compromissos».
«Continuamos em negociações com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior sobre esta matéria, mas até ao momento não tem passado disso mesmo, apenas dialogo», declarou.
No plenário do CCISP, que decorreu hoje em Portalegre, foi ainda discutida a temática dos mestrados, matéria que tem merecido por parte desta estrutura, segundo Luciano Almeida, «muita paciência» para com a Direcção-Geral do Ensino Superior.
«Nós apresentámos as propostas para aprovação dos mestrados em 2006, para que entrassem em vigor em 2007/2008, e estamos no final do ano de 2007 e o grosso das propostas ainda está pendente para apreciação», disse.
«O Ministério estabeleceu que deveriam ser apresentadas a 15 de Novembro de 2006 as nossas propostas de alteração para que entrassem em vigor durante os meses de Setembro ou Outubro de 2007 e até ao momento muito está ainda por definir», sublinhou.
Luciano Almeida lamentou esta prática de «desrespeito» dos prazos legais por parte da Direcção-Geral do Ensino Superior, que considerou «absolutamente inadmissível», além de «comprometer» o início do ano lectivo nesta área de formação.

0 comentários: