No âmbito do Laboratório de Avaliação da Qualidade Educativa (LAQE), estrutura funcional do Centro de Investigação Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro, foi criado, em Março de 2007, o presente blogue onde são colocadas, notícias da imprensa da área da Avaliação Educativa. Esta recolha tem como principal finalidade avaliar o impacte, nos mass media, das questões de avaliação educativas.

Educação: Ministério vai concentrar-se na avaliação e acompanhamento das escolas - Maria de Lurdes Rodrigues

14-12-2007, LUSA

Porto, 14 Dez (Lusa) - A ministra da Educação defendeu hoje, no Porto, que o futuro do seu ministério consiste em recuar no actual papel de assegurar a uniformidade do sistema de ensino para se centrar no controlo e avaliação das escolas.
Maria de Lurdes Rodrigues falava aos quadros superiores da Direcção Regional de Educação do Norte (DREN), durante a cerimónia de inauguração das novas instalações deste organismo.
Na sua alocução, durante a qual fez uma prospectiva da evolução futura do sistema de ensino, a ministra frisou que se está a viver "uma mudança de paradigma".
"Somos herdeiros de um património de mais de um século em que a característica principal do sistema de ensino nacional era o da uniformização, com professores, instrumentos de ensino e escolas todas iguais e um ministério omnipresente e omnipotente que tudo determina, porque se pensava que esta era a melhor forma de assegurar a igualdade", frisou a ministra.
Maria de Lurdes Rodrigues considera que já se registou uma evolução relativamente a essa realidade, mas sublinhou que ainda não se efectuou a mudança de paradigma.
"Devemos mudar para um sistema de ensino do futuro, no qual o princípio organizador será o da diversidade, o que exigirá da estrutura do ministério uma maior capacidade de negociação com as autarquias e outros agentes da educação", disse.
"O futuro será cada vez menos ministério, a quem caberá sobretudo negociar directamente no terreno com os restantes agentes educativos, encontrando com eles os necessário pontos de equilíbrio", acrescentou.
Ou seja, defendeu Maria de Lurdes Rodrigues, a função do Ministério da Educação será sobretudo a de controlar, avaliar e acompanhar as escolas, cuja responsabilidade caberá cada vez mais ás autarquias e outros agentes de educação, assegurando que elas cumprem a sua função com crescente qualidade.
"Não seremos já nós que vamos viver esse novo paradigma, serão talvez os nossos filhos, certamente os nossos netos", disse Maria de Lurdes Rodrigues aos quadros dirigentes da DREN.
Apelou, ainda, a que ajudem a preparar o sistema de ensino do futuro.
A DREN, que tinha instalações provisórias desde há mais de duas décadas em sete edifícios espalhados pela cidade, está a partir de hoje concentrada no edifício do antigo Liceu Nacional Rainha Santa Isabel, na zona oriental da cidade do Porto.
No século passado, até ao final da década de 1960, O Rainha Santa Isabel era um dos dois liceus femininos do Porto, a par do Carolina Michaelis.
Para alojar a DREN, o edifício, cuja construção data do início da década de 1960, sofreu obras de requalificação que envolveram um investimento de cerca de 1,5 milhões de euros, nos últimos dois anos.

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