No âmbito do Laboratório de Avaliação da Qualidade Educativa (LAQE), estrutura funcional do Centro de Investigação Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro, foi criado, em Março de 2007, o presente blogue onde são colocadas, notícias da imprensa da área da Avaliação Educativa. Esta recolha tem como principal finalidade avaliar o impacte, nos mass media, das questões de avaliação educativas.

FNE negoceia alterações mas continua a pedir suspensão da avaliação docente

21.11.2008 - Jornal Público

A Federação Nacional dos Sindicatos da Educação (FNE) garantiu hoje, no final da reunião com a ministra Maria de Lurdes Rodrigues, que não vai abdicar do direito de negociar as alterações ao processo de avaliação de desempenho dos professores anunciadas pelo Governo, apesar de considerar que o modelo se mantém "injusto"."Vamos apreciar estas alterações, mas um processo de revisão do modelo de avaliação supõe que este não seja mais aplicado. A negociação é um direito e uma obrigação que as organizações sindicais têm e de que não podem abdicar", afirmou o secretário-geral da FNE, João Dias da Silva, reiterando, no entanto, o pedido de suspensão deste modelo. O sindicalista sublinhou que as soluções apresentadas ontem pelo Governo prendem-se apenas "com a operacionalização do modelo e a diminuição de alguma carga burocrática", pelo que se mantêm os aspectos de "injustiça, inutilidade e ineficácia"."A negociação, neste momento, é de meros retoques", afirmou João Dias da Silva. O secretário-geral da FNE lembrou ainda que, por detrás do modelo de avaliação de desempenho, está o Estatuto da Carreira Docente, defendendo que é esse o diploma "que tem de ser renegociado".A ministra da Educação, acrescentou, "não mostrou disponibilidade para anular a divisão da carreira em professor e professor titular, tal como não tem disponibilidade para rever o estabelecimento de quotas para a atribuição das classificações mais elevadas" e “essas questões são estruturantes do modelo”.

0 comentários: