No âmbito do Laboratório de Avaliação da Qualidade Educativa (LAQE), estrutura funcional do Centro de Investigação Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro, foi criado, em Março de 2007, o presente blogue onde são colocadas, notícias da imprensa da área da Avaliação Educativa. Esta recolha tem como principal finalidade avaliar o impacte, nos mass media, das questões de avaliação educativas.

Alunos barricados em Barcelona

2008-11-21, Jornal de Notícias

Centenas de estudantes estão encerrados em edifícios das Universidades de Barcelona e de Sevilha, em acções paralelas de protesto contra o processo de Bolonha, que consideram prejudicar os alunos espanhóis. A acção segue-se a uma manifestação na cidade catalã, na quinta-feira, que causou alguns feridos ligeiros.
Alguns dos estudantes queixam-se do facto de alunos de outros países estarem a ocupar vagas para espanhóis.
Queixam-se ainda de aspectos como "a generalização de cadeiras e a eliminação de carreiras" e pelo facto de se tornar "quase obrigatória" a realização de mestrados para os quais não há bolsas, como explicou um estudante em Sevilha.
A primeira acção de protesto começou na quinta-feira em Barcelona, quando centenas de estudantes se manifestaram no centro da cidade, onde se envolveram em confrontos com a polícia quando tentaram mudar a rota pré-estabelecida.
Os protestos, que causaram feridos ligeiros entre alunos e agentes da polícia autonómica, terminaram na Universidade de Barcelona, onde cerca de 300 estudantes se encerraram no edifício da reitoria.
Afirmando que as negociações com a reitoria "não deram em nada", os alunos mantiveram-se durante a noite a ocupar o edifício, onde ainda se encontram esta quinta-feira de manhã.
Os estudantes querem suspender as aulas e substitui-las por seminários, debates e encontros para dar a conhecer a sua luta contra o processo de Bolonha.
Acção idêntica está a ser levada a cabo na Universidade de Sevilha, onde mais de 100 estudantes passaram a noite fechados na Aula Magna da Faculdade de História.

0 comentários: