No âmbito do Laboratório de Avaliação da Qualidade Educativa (LAQE), estrutura funcional do Centro de Investigação Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro, foi criado, em Março de 2007, o presente blogue onde são colocadas, notícias da imprensa da área da Avaliação Educativa. Esta recolha tem como principal finalidade avaliar o impacte, nos mass media, das questões de avaliação educativas.

Fenprof apela às escolas para que assumam suspensão da avaliação

14.11.2008 - Jornal Público

A direcção da Federação Nacional dos Professores (Fenprof) apelou hoje às escolas e professores para que assumam a suspensão do processo de avaliação. Em conferência de imprensa, Mário Nogueira, secretário-geral da Fenprof, indicou que, ao final da manhã, eram 120 as escolas que tinham suspendido “de facto” o novo modelo de avaliação e que, em simultâneo, tomaram posição sobre o processo.Nogueira adiantou que em muitas dezenas mais a avaliação também está parada, embora sem posição/ decisão públicas. Dois exemplos: há escolas onde os professores já tomaram posição e que estão à espera da decisão dos órgãos de gestão – muitos com reuniões agendadas para a próxima semana -, outras em que os docentes estão a protelar a entrega dos objectivos individuais, que é uma das etapas principais do novo modelo. “Suspendam o processo, tornem pública a decisão, assumam a suspensão”, apelou o responsável da Fenprof, frisando que esta é a única medida possível face à recusa do Ministério da Educação em aceitar os pedidos de suspensão que lhe foram dirigidos por vários estabelecimentos. Ontem, a ministra Maria de Lurdes Rodrigues recordou que só os Conselhos Executivos poderão tomar a decisão de suspender o modelo de avaliação, e advertiu que se o fizerem serão “tiradas todas as consequências”. Mário Nogueira desafiou também o ME para um debate público sobre o novo modelo, que apresentou como “a única forma de esclarecer não apenas os professores, como toda a sociedade sobre o que está em causa no diferendo entre os professores e o ME/Governo”. “Este modelo não é exequível”, insistiu.Segundo um balanço ontem feito pelo PÚBLICO, os professores tinham já aprovado moções contra o modelo de avaliação em 957 escolas.Notícia actualizada às 15h11.

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