No âmbito do Laboratório de Avaliação da Qualidade Educativa (LAQE), estrutura funcional do Centro de Investigação Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro, foi criado, em Março de 2007, o presente blogue onde são colocadas, notícias da imprensa da área da Avaliação Educativa. Esta recolha tem como principal finalidade avaliar o impacte, nos mass media, das questões de avaliação educativas.

Politécnicos: Estatuto da carreira depende do empenho dos docentes

7-12-2008, Jornal de Noticias

O novo estatuto da carreira docente do ensino politécnico dependerá da credibilidade das propostas e sua adequação aos desafios, e não apenas da vontade e capacidade de mobilização dos docentes, afirmou um dirigente da FENPROF, durante uma iniciativa realizada em Coimbra
"Não há oposição entre os interesses dos docentes e as necessidades de desenvolvimento do ensino politécnico e do país, referiu João Cunha e Serra, ao participar num Encontro Nacional do Ensino Superior Politécnico.
O coordenador do ensino superior da FENPROF lamentou a ainda fraca mobilização dos docentes para a revisão do seu estatuto, frisando ser um documento presumivelmente para vigorar duas décadas, para substituir o actual, aprovado há 27 anos.
"Estamos perante um momento importante", sustentou, frisando que "anda tudo com a ideia de que nada vai acontecer de especial, porque ainda não houve uma provocação directa do Ministério".
Na perspectiva de João Cunha e Serra, é, no entanto, de "grande importância para o futuro da situação profissional dos docentes", afirmou.
Ontem, algumas dezenas de docentes do Ensino Politécnico reuniram-se em Coimbra num encontro nacional, para debater propostas sobre o Estatuto, por iniciativa da Federação Nacional dos Professores (FENPROF).
Torres Farinha, presidente do Instituto Politécnico de Coimbra, que participou na reunião, exortou os participantes a um envolvimento em torno de um Estatuto que seja "mais promissor, seguro e independente" no que respeita ao funcionamento das instituições.
O Governo mantém o processo negocial em aberto.

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