No âmbito do Laboratório de Avaliação da Qualidade Educativa (LAQE), estrutura funcional do Centro de Investigação Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro, foi criado, em Março de 2007, o presente blogue onde são colocadas, notícias da imprensa da área da Avaliação Educativa. Esta recolha tem como principal finalidade avaliar o impacte, nos mass media, das questões de avaliação educativas.

Um computador para dois alunos em todas as escolas até 2010

17 de Agosto de 2007, Jornal de Notícias

Um computador, ligado à Internet de banda larga, para cada dois alunos, em todas as escolas, até 2010. O objectivo, assumido ontem pelo Governo, consta do Plano Tecnológico da Educação, que pretende modernizar as escolas dos 2.º e 3.º ciclos e do Secundário com uma dotação de 400 milhões de euros.A meta é ambiciosa em três anos, colocar Portugal entre os cinco países da Europa mais avançados ao nível da modernização tecnológica no ensino. Além do rácio de dois alunos por computador com ligação à internet de banda larga de alta velocidade, pretende-se que todos os estudantes tenham cartão electrónico e a massificação da utilização dos meios de comunicação electrónicos, disponibilizando email para todos os alunos e professores. Além da vertente da modernização tecnológica, o plano visa também dotar as escolas de meios para "desburocratizarem" alguns actos, como as matrículas, as compras para as cantinas e papelarias, além de "facilitar o contacto entre as escolas e as famílias", e dar melhores condições de segurança, anunciou Maria de Lurdes Rodrigues, em conferência de Imprensa, a seguir ao Conselho de Ministros que aprovou o Plano Tecnológico.Desenhado em três eixos - tecnologia, conteúdos e formação - e com uma calendarização até 2010, o programa integra medidas que começam a ser executadas já no próximo mês. A ministra anunciou que todas as escolas vão receber, na abertura do próximo ano lectivo, quadros interactivos, um computador de suporte e videoprojectores. Ao longo do primeiro trimestre, arrancará também a instalação de "redes locais" que permitam o acesso à internet em todos os pontos das escolas. "A partir do final do primeiro trimestre, esperamos já ter resultados do programa de redes locais. É o programa mais urgente", sublinhou a ministra, já que "mais de 65% dos alunos não tem acesso a um computador e à internet em casa". Com um custo total de cerca de 400 milhões de euros, o Plano será financiado, entre 70 a 85%, por fundos comunitários. A coordenação estará a cargo de um conselho de gestão, que irá integrar os dirigentes máximos dos organismos centrais e regionais do Ministério da Educação e outras estruturas ministeriais relevantes para a sua execução.
Kit tecnológico
É um pacote de computadores, impressoras, videoprojectores e quadros electrónicos que deverão chegara todas as escolas até 2010. Um computador com ligação de banda larga para dois alunos é o objectivo.
Cartão electrónico
Até 2008, todas as escolas deverão estar dotadas de plataformas de cartão de aluno que, entre outras funcionalidades, possibilitarão o registo do ciclo de vida do aluno na escola.
Manuais informáticos
No eixo dos conteúdos, está prevista a produção de conteúdos informáticos (como exercícios, manuais e sebentas electrónicas) e a disponibilização de ferramentas que viabilizem o ensino à distância.
Escola simplex
Visa aumentar a eficiência da gestão e da comunicação entre os agentes da comunidade educativa, bem como generalizar a utilização de sistemas electrónicos.
Formar e avaliar
Certificar 90% dos docentes e 50% dos alunos em tecnologias de informação e comunicação e introduzir a avaliação electrónica são os objectivos do eixo formação.

0 comentários: