No âmbito do Laboratório de Avaliação da Qualidade Educativa (LAQE), estrutura funcional do Centro de Investigação Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro, foi criado, em Março de 2007, o presente blogue onde são colocadas, notícias da imprensa da área da Avaliação Educativa. Esta recolha tem como principal finalidade avaliar o impacte, nos mass media, das questões de avaliação educativas.

PM: Novas Oportunidades é iniciativa em que pomos mais energia

28-07-2007 , Diário Digital

O primeiro-ministro apontou hoje o programa Novas Oportunidades como «o projecto em que o Governo está a apostar mais energia e mais empenho», reiterando que a qualificação dos portugueses é essencial para ganhar a batalha da modernização e do crescimento económico.
Discursando no Centro de Formação Profissional de Faro, durante uma sessão de entrega de 30 computadores portáteis a formandos que completaram os cursos com aproveitamento, Sócrates disse-lhes que «o segredo do sucesso está em investir mais em conhecimento, mais em inovação e mais em tecnologia».
«Se algum de vós me fizesse a pergunta o que é que eu posso fazer pelo meu País?, eu diria: Exactamente o que fizeram, investir nas vossas qualificações e conhecimentos», disse, elogiando a coragem dos adultos que compatibilizaram o regresso aos estudos com o trabalho, a família e a vida em sociedade.
A cerimónia decorreu no âmbito da iniciativa Governo Presente, que decorre hoje e domingo no Algarve com a participação de outros ministros, três dos quais estavam presentes: do Trabalho e Solidariedade ( Vieira da Silva), das Obras Públicas (Mário Lino) e da Cultura (Isabel Pires de Lima).
Confessando que a política «é uma acção difícil e às vezes até cruel», Sócrates garantiu que momentos como o de hoje «compensam tudo».
«É um momento em que um político vem dizer às pessoas que vale a pena fazer política», disse, evocando o sucesso do programa Novas Oportunidades, lançado há um ano, que já conta com cerca de 250 mil candidatos.
Sublinhou que a geração dos que aceitaram este desafio não é a «geração dos vencidos da vida», mas sim uma geração «que está a mostrar que não quer ser vencida pela vida, que quer vencer as dificuldades».
No programa de hoje, Sócrates apresentou 10 novos investimentos turísticos, desafiou a Universidade do Algarve a fazer uma escola internacional de Turismo e visitou a barragem de Odelouca.
A visita do Governo ao Algarve termina no domingo de manhã em Faro com o anúncio de medidas sobre o novo Hospital Central do Algarve.

0 comentários: