No âmbito do Laboratório de Avaliação da Qualidade Educativa (LAQE), estrutura funcional do Centro de Investigação Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro, foi criado, em Março de 2007, o presente blogue onde são colocadas, notícias da imprensa da área da Avaliação Educativa. Esta recolha tem como principal finalidade avaliar o impacte, nos mass media, das questões de avaliação educativas.

Professores de Português consideram supreendente avaliação ser referida apenas três vezes no novo programa

25.02.2009 - Jornal Público

A Associação de Professores de Português considerou ontem surpreendente o facto de a avaliação ser referida apenas três vezes em todo o novo programa de língua portuguesa do ensino básico criticando ainda a indefinição de critérios."Parece inacreditável como só se fala três vezes de avaliação num programa", disse à Lusa o presidente da Associação de Professores de Português (APP), Paulo Feytor Pinto. Após análise da proposta, a APP concluiu ainda que há "falta de critérios universais de avaliação dos alunos". "Defendemos a revisão do programa para acabar com esta confusão", afirmou. No entanto, a APP também encontrou medidas "boas" no programa. "É importantíssimo que haja flexibilidade nos programas, mas é uma medida que vai criar dificuldades", disse. A APP destaca também a introdução de práticas experimentais nas aulas de português, "mas com desdobramento de turmas, como acontece nas aulas práticas de ciências". Paulo Feytor Pinto salientou ainda a entrada em vigor da terminologia linguística, algo pelo qual a APP lutava há 12 anos. A associação alerta ainda que "tem que haver formação de professores, porque os docentes foram formados para outros programas". O facto que a proposta de programa não falar em "experimentação" também preocupa a APP. "Em nenhum lado se fala em experimentação. Implantam-se programas sem serem experimentados, o que pode ser um contributo para que as coisas não corram bem", acrescentou.

0 comentários: