No âmbito do Laboratório de Avaliação da Qualidade Educativa (LAQE), estrutura funcional do Centro de Investigação Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro, foi criado, em Março de 2007, o presente blogue onde são colocadas, notícias da imprensa da área da Avaliação Educativa. Esta recolha tem como principal finalidade avaliar o impacte, nos mass media, das questões de avaliação educativas.

Alunos do Politécnico de Coimbra encerram escola em apoio à greve dos professores

15.07.2009 - Jornal Público


Cerca de duzentos alunos do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (uma unidade do Instituto Politécnico da cidade) encerraram hoje a escola como forma de apoio à greve dos professores do ensino politécnico, que começou no início da semana passada e que poderá prolongar-se até ao final do mês.Ao final da tarde de hoje, e depois de uma reunião com os professores, os alunos concentraram-se à entrada do Instituto Superior de Engenharia (ISEC), dispostos a ocupar a escola “por tempo indefinido” e até que o Governo apresente “soluções que levem ao fim da greve”.Nesta escola em particular, a paralisação dos professores levou a que cerca de 90 por cento dos exames não fossem realizados, algo que tem impedido a avaliação dos estudantes. Os estudantes decidiriam então avançar para o protesto como forma de apoio à greve dos docentes, que lutam contra o novo estatuto da carreira docente do ensino politécnico.“Este protesto surgiu de forma espontânea e surpreendeu-me. Houve uma reunião entre docentes e alunos em que os docentes explicaram os motivos pelos quais estão a fazer greve. Foi na reunião que um grupo de alunos propôs o encerramento da escola para chamar a atenção para os problemas dos professores mas também para os seus próprios problemas”, afirmou Jorge Bernardino, presidente do Conselho Executivo do ISEC.A Polícia de Segurança Pública marcou presença no local e, apesar de os portões da escolas se encontrarem encerrados, a circulação de pessoas continuou a ser possível.

0 comentários: