No âmbito do Laboratório de Avaliação da Qualidade Educativa (LAQE), estrutura funcional do Centro de Investigação Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro, foi criado, em Março de 2007, o presente blogue onde são colocadas, notícias da imprensa da área da Avaliação Educativa. Esta recolha tem como principal finalidade avaliar o impacte, nos mass media, das questões de avaliação educativas.

Aproximar ciência e ensino

2009-09-08, Educare.pt




Captar - Ciência e Ambiente para Todos é uma revista online da Universidade de Aveiro que se concentra na divulgação da investigação científica. A publicação abre portas para a realização de projectos na sala de aula.
O acesso é livre, os destinatários são preferencialmente professores e alunos do Ensino Básico e Secundário e a área das Ciências Naturais e Ambientais é explorada dos pés à cabeça. Chama-se Captar - Ciência e Ambiente para Todos, é uma revista em formato electrónico da Universidade de Aveiro (UA) e está receptiva a receber artigos originais ou não e a publicar temas actuais que suscitem interesse no mundo da ciência. Facilitar a aprendizagem de conteúdos de difícil acesso e dar a conhecer várias facetas da ciência são os principais objectivos. A Captar está online desde Julho e o destaque centra-se na ciência que cada vez mais tem um lugar importante nas sociedades tecnológicas. A revista periódica é escrita em português, editada por investigadores da UA com a colaboração de editores científicos de diversas instituições de ensino superior e de laboratórios associados, e assume uma componente pedagógica. Ou seja, tenta entrar nas salas de aulas através da disponibilização de relevantes dados científicos e procedimentos usados pelos investigadores que podem ser analisados e remexidos. Com essas matérias, a publicação assume-se como uma ferramenta importante para que os professores promovam a discussão de estudos e dados para que os alunos percebam o que devem fazer na execução das suas próprias pesquisas, tendo como objectivo dar um passo em direcção à produção de novos conhecimentos. Desenvolver a capacidade de argumentação e fundamentação dos alunos, através de uma ajuda ao nível de competências específicas para determinada disciplina, é também um dos trajectos definidos. "Em suma, esta fonte de informação permitirá aos alunos percepcionarem a ciência como um discurso com formas de linguagem e modos de aquisição de conhecimentos diferentes das que utilizam no seu dia-a-dia, mas que efectivamente regulam universalmente todos os que pensaram, pensam e pensarão Ciência", realça-se no site. Uma forma de estimular a capacidade crítica dos estudantes sobre a actualidade para que compreendam mais facilmente a "linguagem científica". Ser um campo de treino e aprendizagem para jovens investigadores é ponto assente. "Aqui os alunos do Ensino Básico e Secundário, assim como os do Ensino Superior, podem iniciar a sua actividade de comunicação em ciência, submetendo artigos sobre os seus trabalhos de investigação na escola e passando pelo processo de revisão por pares, bem como pela tomada de consciência das responsabilidades e benefícios associados à publicação de um trabalho científico", refere-se. Os responsáveis pela Captar defendem que as competências que permitem o desenvolvimento do pensamento científico devem ser acessíveis a todos e, por isso, o seu público-alvo são também todos os cidadãos interessados em conhecer "as principais áreas de investigação na área das ciências naturais e ambiente, desenvolvidas em diferentes laboratórios e instituições de Ensino Superior nacionais". Artigos de discussão, revisão de metodologias e apresentação de técnicas são também bem-vindos para a publicação. Com alguns critérios que têm de ser cumpridos: enquadrarem-se no figurino da revista, tratar de temas actuais e relevantes para o público-alvo. Os artigos devem ser apresentados sob a forma de versão adequada, simplificada e devidamente adaptada à "plateia" da Captar. Além de textos, a revista disponibiliza uma extensa galeria de fotos a cores de animais vertebrados e invertebrados, ecossistemas terrestres e aquáticos, elementos mineralógicos e geológicos, equipamentos e material laboratorial, plantas, algas, fungos, metodologias experimentais, microrganismos e técnicas ambientais.

0 comentários: