No âmbito do Laboratório de Avaliação da Qualidade Educativa (LAQE), estrutura funcional do Centro de Investigação Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro, foi criado, em Março de 2007, o presente blogue onde são colocadas, notícias da imprensa da área da Avaliação Educativa. Esta recolha tem como principal finalidade avaliar o impacte, nos mass media, das questões de avaliação educativas.

FNE propõe que Governo encontre "caminhos de solução" para os professores

O programa do Governo, ontem apresentado, reafirma a necessidade de “acompanhar e avaliar” a aplicação do Estatuto da Carreira Docente (ECD), no quadro de processos negociais com os sindicatos, e de “acompanhar e monitorizar” o segundo ciclo avaliativo, de forma a “garantir o futuro de uma avaliação efectiva, que produza consequências”. Em declarações à TSF o ministro dos Assuntos Parlamentares Jorge Lacão reafirma que a avaliação não é para suspender.A FNE não é a favor da anulação mas quer uma avaliação diferente e está disponível para voltar à mesa das negociações com a nova ministra Isabel Alçada."Os professores devem ser avaliados com critério e rigor e esta avaliação deve estar centrada na relação pedagógica com os alunos", considera Dias da Silva para quem o modelo de avaliação dos professores do ensino privado e cooperativo pode "servir de inspiração para encontrar outra proposta" para o ensino público.Quanto à oposição, apesar de haver uma "clara convergência" na oposição ao ECD e à avaliação, o seu papel não deve ser o de formular um novo modelo pois esse cabe aos sindicatos em diálogo com o ministério, avisa o secretário-geral da FNE. "Os professores têm a expectativa que a ministra reconheça a sua importância", conclui.

0 comentários: